Relogio

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Atividade 3.2 Produtos e Objetos do Portal do professor

Atividade da 3 unidade do curso - Produtos e Objetos do Portal do professor

1. Animação/simulação

TITULO: Probabilidade: a matemática ao acaso

· Endereço da página:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/1643/open/file/index.htm

· Comentário:

o Muito boa a atividade, aplicando com os alunos o conteúdo pode ser abordado antes em sala ou pode ser construído durante aplicação da atividade

o Através de 5 atividade, sendo 3 virtuais desenvolve os conceitos de probabilidades, seleção de amostras e as características de uma pesquisa confiável. Aborda ainda, conceitos de probabilidades simples e condicional; elementos de amostragem e estimativas; medidas de posição: média, mediana e moda; medidas de dispersão (ESTATÍSTICA).

o A aula usa situações cotidiana, como os jogos de cartas que são comuns as pessoas jogarem, pesquisas classe, sexo,..., de forma que leva o aluno interagir levando-o a aprendizagem, mostra ao aluno suas resoluções possíveis através de cálculos.

2. Animação/simulação

· TITULO: As probabilidades

· ENDEREÇO DA PÁGINA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11915

OBS: Não abre numa pagina, na pagina do portaldoprofessor quando clicamos em vizualizar só oferece download, programa executável para uso da atividade.

· Comentários:

O recurso em questão aborda o conteúdo de probabilidade através de uma situação muito comum, o lançamento de uma moeda. O objetivo é estimular o aluno a entender o conceito de probabilidade e como encontrá-la mediante o uso da fração, bem como o significado de seu numerador e denominador para o cálculo da probabilidade,


3. Animação/simulação

· TITULO: Funções

· Endereço da página:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10470/open/file/Fun%C3%A7%C3%B5es-1.swf?sequence=1

· Comentário:

O aplicativo funciona como um teste com perguntas relacionadas a vários aspectos do tema funções, desde cálculo do valor da função até características do gráfico da mesma. São apresentadas perguntas, seguidas de alternativas às soluções. O aluno é convidado a escolher a opção que melhor satisfaz ao questionamento, em um determinado espaço de tempo(por sinal muito curto, em caso de erro repete a pergunta e por tentativas o aluno pode seguir sem adquirir conhecimento sobre assunto, por isso é necessário conhecimento prévio) , em seguida é verificado o resultado correto. Sendo satisfatório o resultado, o aluno passa a uma fase com maior grau de dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário