Relogio

sábado, 10 de julho de 2010

Atividade com hipertexto ou internet

COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES -Ilhéus

ENSINO MÉDIO / FORMAÇÃO GERAL MATEMÁTICA

PROFESSOR: MONTEIRO 30 Ano A vespertino 2010

AULAS PREVISTAS: 02 Conteúdo: Geometria

Atividade proposta: planejamento de uma atividade com hipertexto ou internet.

Pré-requisitos em termo de competências desenvolvidas pelos alunos: manusear o editor de texto disponível no computador, noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa envolvendo os assuntos que foram estudados em sala e que será abordado no filme Donald no país da matemática(parte 1, 2 e 3) disponível no www.Youtube.com , Donald p1, Donald p2 , Donald p3.

Objetivos:

· Mostrar de forma sucinta um pouco da história da matemática;

· Contextualizar de forma interdisciplinar a matemática aplicada no cotidiano;

· Revisar as formas e sólidos geométricos e nomenclatura;

· Elaborar um texto coletivo;

· Compreender a igualdade entre as pessoas mesmo com suas especificidades;

· Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;

· Transformar o texto coletivo em um hipertexto.

Desenvolvimento

Esclarecer aos alunos que será usada uma forma lúdica e descontraída onde provavelmente eles entrarão em conflito com seus conhecimentos e conceitos matemático e que em seguida iram falar e relatar o que entendem sobre como a matemática pode ser fácil de entender e como ela está aplicada em coisas muito simples do nosso dia a dia. Em seguida pedir que os alunos acessem o site www.youtube.com.br Donald p1, Donald p2 , Donald p3 e assistam o filme Donald no país da matemática, após todos terem assistido o filme montar com os alunos textos coletivos a partir de suas idéias e dos assuntos abordados no filme.

Num segundo momento explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet.

Após essa etapa, formar grupos com 3 alunos, para que pesquisem na internet definições e conceitos das palavras ouvidas no filme e relacionadas a geometria criando hiperlinks nos seu textos matemática para melhor esclarecerem seus significados dentro do contexto.

De posse do material produzido pelos alunos digitados e salvos no editor de texto produzir os textos coletivos criando os links para transforma-lós em num hipertexto.

Recursos

· Editor de texto disponível no computador

· Computador com acesso a internet, software para vídeo e audio

Avaliação

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade, observando a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva.

_________________________________________________________________________________________

APLICAÇÃO DA ATIVIDADE


Foto da turma na sala de informática durante a aplicação da atividade.

CONSIDERAÇÕES

  • Um ponto positivo é um micro para cada aluno;
  • A quantidade de aulas planejadas(duas) não foram suficientes para realizar a atividade, pois alguns dos pontos elencados como pre requisito manusear o editor de texto disponível no computador(br.office) e noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa não é de dominio da maioria dos alunos da turma;
  • Quando os alunos acessaram o site do youtube e começaram a fazer o dowlowd do filme Donald no país da matemática(parte 1, 2 e 3) disponível no www.Youtube.com , Donald p1, Donald p2 , Donald p3 a demora foi muita, obrigando a fazer mudaças no planejado. Os alunos usaram o editor de texto do Br Office contruindo texto com hiperlink(outra dificuldade) a maioria não sabia
  • fiz o dowlowd em casa salvado no formato mpeg para exibir na TV Pendrive, na aula seguinte
  • _____________________________________________________________


5 comentários:

  1. Comentário da Tutora no AVA-
    Olá professor!!! Dúvida: Quem será o responsável e como será criado o texto coletivo?
    Comentador por: IARA SILVA DOS SANTOS (Jul 8 2010 09:02:22:000PM)

    ResponderExcluir
  2. professor Monteiro


    Parabéns pelo trabalho realizado!!!!!

    Está muito bom mesmo!!!!

    Iara Santos

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor Monteiro!!!!!

    Esse é meu 2º comentário. Só na data de hoje é que acessei seu Blog.

    Observei que tem um comentário ANÔNIMOque foi postado lá no ambinete EPROINFO. Como veio parar aqui?

    P.S.:Fique atento, pois meus comentários são assinados com minha conta do Google.

    Iara Santos

    ResponderExcluir
  4. Ola prof Monteiro,
    É verdade que a produção fica bem melhor quando temos um computador para cada aluno.
    Estes vídeos já assitir e já trabalhei no meu curso de Matemática - são bons para a geometria
    Abraços cordiais
    Acesse meu blog.: http://eugenialima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oloa colegas visitantes e prof Monteiro,
    Acessando meu blog tem muitas publicações, porem paravisualizar os trabalhos desenvolvidos dessa atividade verifique no menu arquivo: Atividade 2.3; video Violencia que rola; Fotos em 5 etapas e relatorio final.
    Grata pela atenção e paraens pelo trabalho.

    ResponderExcluir